Lendo… [2]

[Nível de irrelevância: 3]
[A desculpa: Faz mais de um ano que leio esse livro, sempre aos pouquinhos e sem querer acabar… Não pode ser tão irrelevante assim]

É que por enquanto a metamorfose de mim em mim mesma não faz nenhum sentido. É uma metamorfose em que perco tudo o que eu tinha, e o que eu tinha era eu – só tenho o que sou. E agora o que sou? Sou: estar de pé diante de um susto. Sou: o que vi. Não entendo e tenho medo de entender, o material do mundo me assusta, com os seus planetas e baratas.
.
Mas que abismo entre a palavra e o que ela tentava, que abismo entre a palavra amor e o amor que não tem sequer sentido humano – porque – porque amor é a matéria viva. Amor é a matéria viva?
.
“Estou pedindo socorro”, gritei-me então de repente com a mudez dos que têm gradualmente a boca entulhada pelas areias movediças, “estou pedindo socorro”, pensei quieta e sentada.
.
Mas eu quero muito mais que isto: quero encontrar a redenção no hoje, no já, na realidade que está sendo, e não na promessa, quero encontrar a alegria neste instante
.
Só que não estava suportando ficar apenas sentada e sendo, e então queria fazer. Fazer seria transcender, transcender é uma saída.
.
Seria simplório pensar que o problema moral em relação aos outros consiste em agir como se deveria agir, e o problema moral consigo mesmo é conseguir sentir o que se deveria sentir?

[Clarice Lispector. A paixão segundo G.H.]

2 Respostas so far »

  1. 1

    Gostei do seu blog, queria seguir ele, mas não sei como . segue o meu :

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

    manda por comentario para o meu como te seguir , blz.

  2. 2

    Pablo said,

    Meu Deus, quante tempo que eu não venho aqui! Adorei os posts, embora tenha ficado mais preocupado com o último! Sei lá, por mais que eu goste de Clarice, qualquer citação dela tem o poder de me entristecer =] mas c ta bem, né?!! espero que sim! To com muuuuiiiiita saudade, Minaszilda! Não vejo a hora de você vir contar todas essas histórias e sentimentos pessoalmente! Adoro esse blog! E Marrakech é a cara de Salvador pelo que você contou! Fico puto! =DDD Beijos!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

