Especialização em Tradução de Inglês na UGF

Como já recebi mais de 1 vez pedido de informação sobre a especialização em tradução da Gama Filho, resolvi adaptar pra cá uma resposta que enviei a uma pessoa recentemente.

Comecei o curso em março de 2012 e estou gostando, sim. A faculdade é desorganizada, mas os professores são ótimos e dão boas aulas. Sou aluna do curso presencial, mas acho que o pessoal do EAD também aproveita bastante.
Meu palpite é que o curso vale a pena, mas evidentemente não resolve tudo sozinho. É de grande ajuda pra gente se situar quanto à tradução – não só quanto ao texto em si, mas postura, mercado, etc.

Meu comentário vai ser cricri, mas sincero: em geral, acho que o pessoal coloca no curso umas expectativas que não cabe a ele suprir. Primeiro, porque essa especialização pressupõe um conhecimento avançado de inglês; não adianta achar que as aulas vão conseguir tapar buracos da nossa formação. Segundo porque esperavam conseguir estágio por meio da faculdade e isso não aconteceu. Bem, o número de alunos é imenso, acho que seria impossível que isso acontecesse. Além disso, mesmo dando boas aulas, a faculdade não tem como garantir que os alunos tirem proveito real delas, certo? Acharia muito arriscado colocarem a mão no fogo por todos os alunos – certamente há ainda muitos que cometeriam deslizes sérios, e poucos com traduções realmente primorosas. O que eu imagino que eles façam é viabilizar o contrato de estagiário de alguém que tenha conseguido uma vaga em uma empresa, mas garantir vaga está além do controle deles.
Mas… sinceramente? Estágio na área de tradução é um negócio quase inexistente, porque a maioria dos tradutores são freelas e as empresas que contratam tradutores pagam realmente pouco. O melhor é ir se cadastrando em sites, mandar email pra agências (de qualquer país) e começar aos poucos como autônomo.
Traduzi um livro no início do ano mas ainda tenho pouca experiência com tradução; tudo isso aprendi acompanhando há uns 2 anos discussões deste grupo:
https://www.facebook.com/groups/tradutoreseinterpretes/

Não quero fazer propaganda da faculdade, que tem um monte de problemas, mas me sinto bem mais segura a traduzir agora, depois de já ter tido grande parte das aulas.

Se esse é um dinheiro que não vai te deixar mais pobre e te privar de nada importante, eu recomendo.
Alguém discorda?

Deixe uma resposta

